GRÉCIA
Seria a necessidade de voltar às origens ou seria o desejo de conhecer uma civilização que, há cinqüenta séculos atrás, talvez tenha sido melhor e mais justa que a nossa, a explicação para a atração turística exercida pela Grécia?
A Grécia é o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura e do regime político mais conhecido nos dias atuais: a democracia, isto é, o governo do povo.
Na Grécia se desenvolveu uma das civilizações mais importantes da Antiguidade e também uma das mais influentes de toda a história. Arquitetos gregos criaram estilos que são copiados até hoje. Seus pensadores fizeram indagações sobre a natureza e o ser humano que continuam a ser discutidas atualmente. O teatro nasceu na Grécia. As manifestações artísticas do mundo grego, refletiram-se nas principais transformações que ocorreram ao longo da Antigüidade. A arte grega, antropocêntrica e preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana, destacando a perfeição de suas formas.
Depois de exportar para a maioria das nações do mundo, a Comédia, a Tragédia e a democracia, a Grécia tem um legado incomparável. No entanto, uma visita por lá não será apenas um estudo do mundo antigo.Os gregos têm fama de festeiros desde a época de Dionísio.
Da cidade de Atenas até as ilhas brancas, a historia está em todos os lugares – o navio do cosmos de Delphi, as colunas caídas na ilha sagrada de Delos, os palácios de Creta e também – como alguns acreditam – as ruínas de Atlantis de Santorini.
Localizada na parte sul dos Bálcãs,a Grécia é praticamente um país mediterrâneo, pois é composta por duas partes: uma continental, a balcânica, e a outra marítima,pelas ilhas do Mediterrâneo.
Assim, 14.880 km de costa e 1160 km de fronteira terrestre fazem da Grécia um país marítimo. A Capital, Atenas, está localizada na parte continental, onde encontramos montanhas de até 2.917 metros, como o lendário Monte Olimpo, casa dos deuses e ponto mais alto do país.
Falar da hospitalidade do povo grego é desnecessário, pois ela já é conhecida como um traço do seu caráter e mesmo como condição econômica imprescindível, já que a Grécia precisa de seus visitantes.
O Turismo é hoje a principal “indústria” do país.