Museus Brennand
Acredite se quiser mas uma das maiores atrações de Pernambuco não é uma praia paradisíaca.
Museu, ateliê, galeria de arte, jardim, castelo medieval ?!
Na verdade é tudo isso que você vai encontrar nos extraordinários Instituto Ricardo Brennand e Oficina de Cerâmica Brennand. Localizados em Várzea, na periferia de Recife, são lugares que surpreendem e encantam. Vale muito a visita.
Francisco Brennand é um dos mais reconhecidos escultores brasileiros. Talento é uma palavra que resume bem este artista: Não é sempre que as habilidades de um escultor, pintor, ceramista, desenhista e designer estão reunidas em uma só pessoa.
Suas obras estão expostas na antiga olaria de seu pai. Um lugar incrível que parece pertencer a um mundo “mágico” de jardins (estes projetados por Burle Marx), labirintos e fontes permeadas da arte exótica, erótica e única desse cara que é um gênio!
O Instituto Ricardo Brennand já é uma outra coisa completamente diferente mas também muito interessante. Pertence ao empresário e primo de Francisco. Ele é um colecionador de objetos e obras de arte. Sua espetacular coleção está num castelo medieval com belos jardins e até ponte levadiça. A coleção de armas, considerada uma das maiores do mundo, tem armaduras, elmos e espadas que mostram um pouco da história da humanidade, sempre cercada de batalhas e guerras. É impressionante como estes objetos mortíferos sempre estiveram e estão presentes em nossa existência.
Além disso o lugar tem pinturas (incluindo a maior coleção privada do mundo do pintor holandês Frans Post), esculturas, mobiliário, tapeçaria, objetos decorativos, mapas, gravuras e até mesmo um museu de cera que retrata uma cena da inquisição no século XV.
Vá ao café do local (repare na beleza das mesas) e coma uma bela tapioca para lembrar que você não está em outra época ou país e sim em Recife.